quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Culto do dia 17/10/2011 - Esqueça das coisas e preocupe-se com as pessoas

A paz de Cristo!



Nosso culto tem grandes pessoas enviadas e usadas por Deus para nos abençoar. Uma delas é Erasmo Moreira que a cada semana nos ensina a planejar nossos recursos financeiros. O tema dessa semana foi organização. Assim que recebemos nosso salário, nossa comissão, nossa participação na empresas, como devemos utilizar nosso dinheiro?
Antes de qualquer coisa devemos devolver a Deus uma parte do que Ele nos dá. O dízimo é a primeira coisa que você faz. Pois não estamos pagando o dízimo e sim devolvendo um pouco da fidelidade a Deus.
Feito isso, paga as contas mais básica, água, luz, faça as compras do mês, estudos, convênio médico, etc. Não se esqueça de todo mês guardar um pouco numa poupança, para em casos de emergência ter onde recorrer sem a necessidade de pegar empréstimos.
Dê um presente a si mesmo, todo mês, semestralmente, anualmente, você quem vai decidir. O receber o seu salário com alegria para desfrutá-lo e não com tristeza. Mas lembre-se, sempre dê o passo do tamanho da sua perna, para não transformar seu sonho em pesadelo.

Na próxima semana, Erasmo vai falar sobre como evitar dívidas.
Visite o site do Erasmo: http://www.planilhar.com.br/ e solicite sua planilha para controle do seu orçamento.


Nessa noite, o pr.Vinícius veio nos abençoar e exortar com uma palavra de Deus utilizando o texto de II Timóteo 4:6-18. A carta escrita por Paulo a Timóteo enquanto estava em masmorra fria e sozinho, mas certo da presença de Cristo e da vontade Dele para sua vida.

4:6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
4:8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
4:9 Procura vir ter comigo depressa,
4:10 Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.
4:11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
4:12 Também enviei Tíquico a Éfeso.
4:13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
4:14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.
4:15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.
4:16 Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.
4:17 Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
4:18 E o SENHOR me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.
Frases para refletir:
- Não importa tudo o que adquirimos, mas como nos relacionamos com as pessoas.
- O mundo de hoje valoriza mais as coisas que as pessoas.
- Quem você valoriza mais?
- Marcos participou com Paulo da primeira viagem missionária. Porém as reclamações de Marcos sobre a situação que passavam, fizeram com que Paulo o mandasse de volta para casa. Essa desentendimento causou atrito entre Paulo e Barnabé.
- Na carta a timóteo, Paulo nos ensina que precisamos somente do necessário para viver. Preso, isolado do mundo, num lugar frio e sozinho, ele pede sua capa para se proteger do frio e dos seus livros.
- Deus tem compromisso com o que nos é necessário. Ele pode ter dar fartura e conforto, mas não foi só isso que Ele prometeu.
- Apesar dos atritos do passado, Paulo pediu a Timóteo que trouxesse à sua presença Marcos, pois ele era muito importante ao ministério. Paulo abandonou as coisas e preocupou-se com as pessoas.
- Viva a vida digna para Deus. Faça como aquele homem que quando perguntado sobre o que faria se soubesse que hoje é último dia de sua vida e ele respondeu: Faria tudo exatamente como sempre fiz. Levantaria agradeceia a Deus para dádiva da vida, faria as coisas do dia-a-dia de forma agradável a Deus,a abençoaria outras pessoas. Enfim, continuaria vivendo para glorificar o nome do Nosso Senhor.
- Quais os valores que norteiam hoje sua vida?

A vida com Cristo é a melhor coisa que uma pessoa pode ter nesse mundo. Então, que possamos valorizar em vida em nós e abençoar outras pessoas. Nos esqueçamos do que "eu" quero, do que "eu" preciso. Deus nos supre de tudo que nos é necessário. Seja desprendido das coisas do mundo e seja preso, acorrentado à palavra de Deus, seu caminho e sua vida, pois ela é a verdade.
O pr.Vinícius contou um episódio interessante que aconteceu com ele e que pode ilustrar esse desprendimento das coisas. Ele contou que determinado dia estava no aeroporto de Bauru precisando voltar a Belo Horizonte, pois tinha um importante compromisso na igreja. O tempo estava chuvoso e seu vôo foi cancelado. Seu irmão viu um conhecido na fila, que participou de um programa de televisão e seu tornou famoso. Os três combinaram de sair daquela cidade e tentar pegar um vôo em São Paulo.
Os três foram no mesmo carro. Lá em São Paulo também não conseguiram embarcar. A celebridade iria para outra cidade, mas ofereceu seu próprio carro, um veículo caro, para que o pr.Vinícius fosse para Belo Horizonte. Esse homem acabara de conhecer o pr.Vinícius, mas viu a necessidade do pastor e teve a bondade de ceder seu veículo sem esse apego que normalmente temos às coisas.
Se uma pessoa, que nem crente é, pode fazer isso. Porque nós, crentes, que estamos na igreja todos os domingos, que participamos da ceia, não podemos ter esse mesmo desprendimento com nosso irmão que vemos todos os dias?

Junte-se a nós. Você é nosso convidado a participar desse culto ao Senhor no Tabernáculo da Igreja Batista da Lagoinha, todas as segundas-feira, às 19:30hs, na rua Manoel Macedo, 360 - São Cristovão - Belo Horizonte, MG.

Siga-nos blog com resumo das ministrações do culto.

Você é uma benção e Deus quer te abençoar cada dia mais e mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário